Reunião sem fit ou oportunidade mal aproveitada?

Já errei muito.

Como executivo de vendas, tinha que fazer as reuniões, enviar propostas, emails, fazer FUPs, nutrição, entre outras atividades. Dependendo do tempo e do número de atividades, fica corrido, as vezes quase inviável.

Nem por isso estou fugindo do meu erro.

Todos que trabalham com vendas vão passar por alguma situação de entrar em uma reunião onde a pessoa/empresa do outro lado não tem fit com com a sua solução.

E aí é que vem o ponto principal:

O que você faz
nessa situação?

Eu, muitas das vezes reclamava. Achava ruim. Só enxergava os pontos negativos daquela situação.

Com o tempo as coisas foram mudando e fui aprendendo a fazer daquela reunião, que antes não gostava, uma forma de criar novos aliados e conseguir indicações, que futuramente virariam clientes.

Relaciona
mento!

Prezo quase sempre por tornar as minhas reuniões mais leves. Isso só não me ajuda, como mostra para a pessoa do outro lado que sou um parceiro, humano (rs) e que ela pode confiar em mim. Eu não vou empurrar nada que ela não precise.

Pensa comigo!

Já estamos na reunião, certo?

Vi que não tem fit… o que fazer? Tchau?

Não!

É claro que não podemos jogar nosso precioso tempo no lixo, mas não deixe que aquela pessoa do outro lado se esqueça de você! Seja marcante!

O que eu quero que levem como aprendizado desse texto é que vocês tem que se fazer serem lembrados.

Não tem fit mesmo? Faça com que a pessoa saia da reunião pelo menos sabendo sobre o que o seu trabalho resolve e com a certeza que se ela conhecer alguém que tem alguém que precise dos seus serviços, ela indicará o “Fulano, da empresa tal”, que a atendeu super bem.

Vou usar o título de um livro do Carlos Domingos para deixar uma mensagem final:

Vire a chave e comece a aproveitar das “oportunidades disfarçadas”.

Compartilhe este post

Felipe Cambraia

Felipe Cambraia

Fundador da Comunidade de Vendas e Portal dos Vendedores, Coordenador de Negócios no Tangerino, graduado em Administração, empreendedor e vendedor.

> Não perca as novidades <

Assine nossa newsletter e receba todo o conteúdo do Portal direto no seu e-mail!