Ferramentas para Gestão Comercial

Cada vez mais podemos observar a cultura do Data Driven sendo amplamente debatida dentro das pequenas e grandes empresas. Ser orientado por dados e tomar decisões embasadas neles passou a ser algo essencial para que as empresas consigam crescer e atingir seus objetivos. O comercial não fica fora dessa. Entender sua taxa de conversão, mensurar seus KPIs, ter um CRM organizado com certeza são coisas que estão presentes no dia-a-dia de quem trabalha na parte tática/estratégica do setor comercial.

Se você usa algum CRM de vendas, você provavelmente já passou alguma dificuldade para montar uma dashboard que exibisse determinadas informações. Os CRMs de venda estão cada vez mais completos, contudo, como modelos de prateleira, não estão preparados para atender as peculiaridades de cada negócio. Por isso a maioria dos gestores ainda são obrigados a manter suas planilhas e demais ferramentas atualizadas.

Podemos dizer que o processo de manter as planilhas atualizadas consiste em 3 etapas: (1) extração dos dados de dentro do CRM; (2) armazenar e estruturar esses dados; (3) exibir as métricas e os indicadores. Com isso em mente, nesse artigo vocês encontrarão dicas de ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para fazer esse processo de maneira automatizada, sem precisar digitar uma única linha de código, ou ter qualquer conhecimento em programação.

1. Zapier (extração) 

Essa talvez seja a ferramenta mais importante da lista que segue. O Zapier te permite integrar à grande parte dos sistemas de API aberto, incluindo CRMs como Pipedrive, HubSpot com planilhas do Google Sheets por exemplo. A liberdade que a ferramenta te oferece é essencial para a praticidade no serviço de quem não quer ter o trabalho de entender programação. Tanto a automatização do processos de preenchimento de dados quanto a extração de informação se torna uma tarefa muito fácil. Um exemplo de uso é: sempre que for dado ganho no Pipedrive, você preenche uma planilha com os dados daquela conta automaticamente. Apesar da eficiência da versão gratuita disponível, o número de vezes que pode ser utilizada no espaço de um mês é limitado.

2. Google Sheets (armazenamento) 

Embora um pouco menos operativo que o Excel, o Google Sheets é uma ferramenta muito boa para o armazenamento e a manipulação de dados. Além de ser online e gratuita, ela possui funções como =query() e =índice(corresp()), que te permite montar e organizar seus dados de maneira descomplicada, montar automatizações e até integrar com outras planilhas com a função =importrange(). Uma boa dica é sempre montar uma planilha que sirva como seu banco de dados e através dela alimentar outras planilhas. Você pode, por exemplo, colocar em uma linha todos os negócios que estão no Pipedrive, onde cada coluna representa uma informação sobre ele. Depois você pode usar fórmulas de =cont.se() para saber quantos deles estão com status:  ganho, aberto ou perdido. Usar =unique() e =cont.se() para saber qual o principal motivo de perda, =somase() para saber o total vendido, entre inúmeras outras capacidades. 

3. Data Studio (exibição)

Coletamos os dados, mas e agora? Apenas ter os dados em mãos não é o suficiente. Interpretá-los é algo essencial e é pra isso que servem as ferramentas de BI. O Data Studio é uma solução de BI criada pelo Google, apesar de não dispor de tantos recursos como o Tableu ou Power BI, vai te permitir montar dashboards completas e explorar os seus dados no Google Sheets de maneira rápida e prática. Na internet existem muitos tutoriais ensinando como utilizar a ferramenta, mas antes de assistir algum deles ou até de se inscrever em um curso específico de BI, recomendo a leitura  do livro “Story Telling With Data”, da autora Cole Nussbaumer Knaflic. Essa obr passaa passa uma visão prática e essencial sobre como exibir e apresentar os seus dados.

Compartilhe este post

João Pedro Nogueira

João Pedro Nogueira

Apaixonado por tecnologia e dados. Formado em Publicidade (PUC MG) e Ciência da Computação (FUMEC) e há 4 anos lidando com ciência de dados, IA, engenharia de dados e BI, levando novas tecnologias para times comerciais.

> Não perca as novidades <

Assine nossa newsletter e receba todo o conteúdo do Portal direto no seu e-mail!