Como a gestão comportamental pode alavancar o seu RH?

A cada 5 demissões, 3 são por comportamento. Pesquisas apontam que a maior parte das demissões são realizadas por condutas inadequadas e outros problemas comportamentais, o que tem feito com que os responsáveis pelo recrutamento e seleção busquem alternativas assertivas para realizar o seu processo.

O objetivo da gestão comportamental, como o próprio nome já diz, é gerir através do comportamento humano. O comportamento é algo sujeito a grandes mudanças, então se torna possível estabelecer uma gestão de acordo com cada perfil comportamental. Estudos desenvolveram a classificação dos perfis comportamentais, facilitando o trabalho dos profissionais da área de RH e assim se tornou possível conhecer a fundo as necessidades e características de cada colaborador, personalizando tarefas, mudando estratégias e tornando a gestão mais direcionada.

A gestão comportamental tem assumido um papel de grande importância dentro das organizações, pois os RHs tem procurado alinhar ao máximo o perfil dos candidatos às ideologias e expectativas da empresa. Através dela é possível encontrar, de forma antecipada, informações sobre o comportamento das pessoas e assim, realizar boas contratações e também fazer com que os colaboradores possuam uma maior performance, estejam engajados e alinhados com os objetivos e cultura da empresa.

Aplicando a gestão comportamental em seus processos, você terá um progresso no desenvolvimento de sua empresa, sabendo realmente o que estimula os seus funcionários e o que pode desmotivá-los, além de muitas outras informações relevantes para que você possa atuar de forma estratégica dentro da sua organização. Com todas as informações será possível trabalhar de forma preditiva para alcance de resultados. Desde modo, a gestão comportamental se torna essencial em todos os processos internos de um RH, do recrutamento e seleção, desenvolvimento até o desligamento.

Alguns RHs já estão utilizando este método de gestão e obtendo 50% na redução do tempo de seu processo de recrutamento, ganhando em produtividade e reduzindo a rotatividade. Além disso, se torna possível mensurar melhor os resultados, se tornando uma ferramenta estratégica dentro da organização.

E você quais são as formas que utiliza para melhorar o desenvolvimento do seu time? Tem buscado formas de tornar o seu trabalho mais estratégico?

Compartilhe este post

Walner Santos

Walner Santos

Sou Engenheiro de Produção, vendedor e empreendedor! Co-fundador da Comunidade de Vendas, atuo neste mercado de vendas há mais de 5 anos. Hoje exerço a função de coordenador do time comercial do Tangerino e curso o MBA de Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance.

> Não perca as novidades <

Assine nossa newsletter e receba todo o conteúdo do Portal direto no seu e-mail!